top of page
Foto do escritorLaura Tauk

Buster Keaton: um breve resumo da obra



Durante a história, o rosto de Charles Chaplin é frequentemente associado à imagem de ‘’garoto propaganda’’ do cinema mudo. Porém, há uma figura tão caricata quanto e que foi de extrema importância para os moldes da comédia e de diversos artifícios cinematográficos reproduzidos até os dias de hoje. Como era de se esperar, pelo título da matéria, esta descrição refere-se a ninguém mais, ninguém menos do que Buster Keaton.


Ele nasceu nos Estados Unidos, na cidade do Kansas, em 1895. Ou seja, pode-se dizer que ele praticamente nasceu junto com o cinema, visto que ‘’A Chegada do Trem na Estação’’ e ‘’Saída dos Operários da Fábrica Lumière’’, considerado os primeiros filmes da história, também foram feitos no ano de 1895. Alguns simbolismos nem Freud explica.


Sua vida foi cercada por arte desde muito novo, visto que seus pais eram ambos artistas. Eles se apresentavam em vaudevilles, uma famosa forma de entretenimento durante meados dos anos de 1890 até o início de 1930, por juntar shows de mágica, esquetes de comédia, canto e diversas outras expressões artísticas em uma única apresentação. Tudo isso com muito bom humor, geralmente voltando-se para a comédia.


Com o início da decadência dos vaudevilles e a ascensão do cinema, Buster vê uma oportunidade de contar histórias nas telas utilizando sua veia cômica junto às habilidades que aprendeu no teatro, e em 1917 lança seu primeiro filme, chamado ‘’O Menino Açougueiro’’. O curta possui apenas 30 minutos, porém foi ele que apresentou a comédia de Keaton para o mundo.


É, então, em 1926 que chega aos cinemas a obra que vem a ser o maior sucesso de sua carreira, o clássico ‘’A General’’. Nele, acompanhamos Buster no papel de um engenheiro ferroviário à procura de resgatar sua amada que foi acidentalmente raptada ao estar dentro de um trem roubado. Ao longo desta busca, pode-se constatar diversos ‘’stunts’’, algo que se torna uma marca registrada da comédia física do ator, que optava por não utilizar dublês para substitui-lo em cenas mais perigosas. Em um deles, ele se coloca na frente de um trem em movimento a fim de desbloquear o caminho e, além de tudo, esta situação ocorre sem a menor demonstração de medo em seu rosto, que mantém-se inabalável ao longo de toda a cena.


Apesar de sua expressão facial aparentemente monótona e melancólica, seus filmes não poderiam representar narrativas mais opostas a este sentimento. Tal traço apenas adiciona à comicidade única e inovadora para a época. Nada parece o abalar enquanto as coisas mais absurdas acontecem ao seu redor: a mistura perfeita de humor e tragédia. Buster Keaton vem a falecer em 1966, aos 70 anos, deixando seu legado para a comédia na forma como conhecemos hoje.


Se você gostou deste texto, confira o vídeo completo que fizemos para o canal!


[ ]


Fontes:

Site oficial de Buster Keaton. Disponível em <https://www.busterkeaton.org/>


RENEAU, Annie. 100 years later, Buster Keaton's legendary film stunts are absolutely jaw-dropping. Disponível em <https://www.upworthy.com/buster-keaton-still-impressive-100-years-later>


Simply Charly. Busting the Buster Myth: To Buster Keaton, Comedy was a Laughing Matter. Disponível em <https://simplycharly.medium.com/busting-the-buster-myth-to-buster-keaton-comedy-was-a-laughing-matter-d406da407927 >


Definição de Vaudeville. Encyclopaedia Britannica. Disponível em <https://www.britannica.com/art/vaudeville>


1917: The Butcher Boy - Buster Keaton's film debut. Youtube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Uwio-gX1Mwk>

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page