Crime, corrupção, ambientes urbanos e flashbacks são algumas das características que marcam o Cinema Noir, por alguns definido como um gênero e, por outros, um estilo, uma forma estética.
O Noir se forma pelas décadas de 1940 e 1950, influenciado pelo Realismo Poético Francês e pelo Expressionismo Alemão, mas até hoje temos filmes que inspiram-se nessa estética, como Amnésia (2000) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan, ou Los Angeles - Cidade Proibida (1997), de Curtis Hanson.
Confira abaixo cinco filmes para conhecer o Cinema Noir.
Pacto de Sangue (1944)
A jovem Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck) seduz Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, e o convence a matar seu marido de forma que pareça um acidente.
Crepúsculo dos Deuses (1950)
Sem querer, um roteirista vai parar na mansão de uma grande antiga estrela do cinema mudo. A mulher melancólica vive sozinha, com exceção de seu mordomo, e resolve contratar o roteirista para ajudá-la em uma ideia de filme.
A Marca da Maldade (1958)
Um chefe de polícia está passando sua lua-de-mel em uma cidade que faz fronteira do México com os Estados Unidos, quando acontece um assassinato e ele se depara com o corrupto capitão da polícia local.
A Dama de Shangai (1947)
Um marinheiro é contratado por Arthur Bannister (Everet Sloane), marido da bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) para trabalhar no barco em que o casal sairá de viagem. Além deles, um outro homem também embarca na viagem, e deseja a morte de Arthur.
Laura (1944)
O detetive Mark McPherson (Dana Andrews) investiga o assassinato de Laura Hunt (Gene Tierney), e acaba se apaixonando pela vítima. Enquanto isso, ele usa de sua expertise para descobrir quem cometeu o crime.
Comments